Capela da Misericórdia











  






Ateliê São Bento de Arte Sagrada
Basílica do Sagrado Coração de Jesus
Todos os direitos reservados
Conselheiro Lafaiete - MG

Capela da Misericórdia

Rica em significados teológicos, o antigo salão de confissão se transformou na Capela da Misericórdia, local de singular importância, por acolher um dos mais belos e amorosos sacramentos do Senhor Jesus.
A reconciliação entre as criaturas e seu Criador, que se dá por meio da sua misericórdia que dura para sempre , sl 106, 1.
Quando cobrir a Terra de nuvens e aparecer o arco nas nuvens, recordar-me-ei da aliança que firmei convosco... Gn9, 14.
Este acontecimento representado nos vitrais da capela, nos recordará esta aliança paternal de amor, ao contemplamos as multicores que adentrarão e nos envolverão neste sagrado local.
Após uma tempestade, o arco-íris, anuncia bonança, como um poente avermelhado anuncia bom tempo.
Este é o simbolismo da Aliança cósmica. Coluna vertebral do A.T., é um contrato que Deus faz com o homem. Noé, Abraão, Moisés e finalmente, com toda a humanidade, em Jesus Cristo, através do seu sacrifício redentor.
A nova e eterna aliança se dá com o pender do corpo sacrossanto de Jesus no madeiro sagrado. O venerável crucifixo do Altar-Mor, recebe um digníssimo local, na capela da Misericórdia, diante dele todo fiel arrependido e reconciliado poderá aos seus pés suplicar sua divina misericórdia.
Anjos e a piedosa e comovente cena do calvário é representado com a presença da Santíssima Virgem que, de pé e suplicante, cumpre sua missão de co-redentora da humanidade.
Madalena e João evangelistas também representados, são os sinônimos do discipulado fiel.
Desde a cena do calvário, perpassando por toda a extensão do teto da capela, em tom bordô e branco, temos a representação deste jorrar de sangue e água, que são derramados sobre todos nós.
Logo na entrada, nos deparamos com umas das mais belas parábolas do evangelho, a do Pai Misericordioso. Com uma riqueza de significados, temos toda a narrativa da história do filho pródigo, que despersou seus bens, numa vida desregrada, após muito sofrimento, chegando a ser-lhe negado até o alimento dos porcos, caiu em si, e decidiu regressar a casa do pai. 
Este comovente momento tem seu auge no reencontro, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos.
Alguns podem questionar o porquê da grande imagem do pai de braços abertos e não temos a figura do filho contigo. Isso se dá pelo motivo da busca de uma interlocução entre a obra e o fiel. Que como um filho pródigo, se afastou da casa do pai.
Porém todos que regressarem a casa, serão recebidos e acolhidos nos braços deste pai misericordioso, lhe restituirá a dignidade filial de forma pública, entregando-nos os símbolos desta dignidade: a túnica, o anel (sinal de autoridade), as sandálias, que pertencem à indumentária do homem livre, já não somos mas escravos do pecado.
Uma corte angélica emoldura o painel e representam a passagem bíblica onde Jesus diz que haverá mais alegria no Céu por um pecador que se converta, do que por Noventa e nove justos que não necessitam de conversão.
Este e outros sinais simbólicos poderão ser contemplados na Capela da Misericórdia do Santuário Basílica Sagrado Coração de Jesus.

21/06/2019
Júlio Quaresma